O que é suporte e resistência?

Os preços estão em constante movimentação, e em certos movimentos de queda do ativo, ele pode atingir pontos de suporte, e resistência. Mas o que são exatamente esses pontos?

Basicamente quando um ativo está em queda, ele tende a cair até bater em um ponto onde voltará a subir, esse ponto onde o ativo parou de cair é o suporte, ou seja, a intenção é que ele não caia mais que aquele ponto, mas se resolver cair mais que aquele ponto então poderá buscar um novo suporte que será um preço mais abaixo que aquele.

Mas o que determina na análise técnica, que chegando ao suporte o ativo irá parar de cair? A resposta é simples, ordem de compra de outros investidores que acreditam naquele suporte, e acreditam que dali pra frente o ativo irá subir, ou seja, quando o ativo atinge aquele preço, muitos investidores consideram a hora certa de entrar e vão entrando com ordens de compra o que faz com que o preço do ativo volte a subir novamente.

Agora quando um ativo está em alta, ele tende a chegar em um ponto onde não passará mais, esse ponto é a resistência. O que determina que dali ele não passa, é que os compradores acreditam que dali não passará mais, então começam a dar ordens de venda agora, fazendo o ativo cair novamente.

Resumindo, suporte é chão, resistência é teto. Se o ativo romper resistência, tende a subir mais e se quebrar algum suporte, tende a cair até o próximo suporte. A análise gráfica nos permite identificar esses pontos estratégicos.

Sobre admin